Loading icon

Uma viagem pelos melhores museus da Itália

Na terra de Michelangelo, Da Vinci e Botticelli encontra-se um tesouro de museus de arte de classe mundial, incluindo obras-primas da Renascença e artefatos inestimáveis de civilizações antigas. Portanto, antes de visitar muitos outros lugares bonitos da Itália - Veneza, Roma, Florença e muito mais - reserve um tempo para ver essas incríveis galerias. Ao planejar sua viagem maravilhosa pelos melhores museus da Itália, recomendamos que você alugue um carro na Itália no seu próprio ritmo.

Galleria degli Uffizi

< a href=" https://www.uffizi.it/en">A Galleria degli Uffizi é o museu mais visitado do mundo, com mais de 5 milhões de visitantes todos os anos. Foi fundada em 1784 como uma coleção de pinturas de instituições florentinas e coleções particulares.

A galeria abriga obras-primas de Botticelli, Raphael, Caravaggio e Leonardo da Vinci. A pintura mais conhecida deste último, "Mona Lisa" (1503-1517), também está pendurada aqui - uma obra icônica que inspirou inúmeras imitações ao longo dos séculos.

Museo Archeologico Nazionale Napoli

O Museo Archeologico Nazionale Napoli está localizado em Nápoles e é um dos museus mais antigos da Itália. Possui uma das maiores coleções de antiguidades gregas e romanas da Europa, além de uma extensa coleção de mosaicos de Pompéia e Herculano. O museu foi fundado por Fernando I de Bourbon, rei de Nápoles (1735-1825), que herdou muitas peças de seu antecessor, Carlos VI, depois que ele morreu sem deixar herdeiros.

O Castel Nuovo (Castelo Novo) foi construído entre 1282 e 1302 por Charles I Robert d'Anjou como parte de seu programa para fortalecer Nápoles contra ataques de potências rivais como França ou Aragão/Sicília de um lado; e cidades do interior como Florença ou Veneza do outro lado.

< strong>Accademia di Belle Arti Firenze

A Accademia di Belle Arti Firenze é uma das melhores escolas de arte do mundo, e é onde você encontrará o David de Michelangelo. A estátua foi concluída pelo artista em 1504 e se tornou um símbolo de Florença e da Itália como um todo.

O museu também abriga algumas outras obras importantes de artistas renascentistas, como Nascimento de Vênus de Botticelli e São Jorge e o Dragão de Donatello, que foram criados por volta de 1425 EC.

Galleria Borghese

A Galleria Borghese é um museu em Roma, Itália, construído em torno da coleção de arte particular do Cardeal Scipione Borghese. Abriga uma das coleções de pintura mais importantes do mundo e também possui esculturas e outras obras de arte de Bernini. A galeria está localizada no Palazzo Borghese, na Piazza del Popolo, que foi construída por Carlo Maderno para o sobrinho de Paulo V, Scipione (além de ser seu homônimo). O edifício foi originalmente projetado como uma vila com jardins, mas depois se tornou uma galeria de arte após sua compra por Camillo Pamphilij em 1649.

Palazzo Pitti

Palazzo Pitti é um museu em Florença, Itália. É a maior coleção de arte privada do mundo e inclui pinturas, esculturas, móveis e joias. O palácio foi construído no século XVI por Luca Pitti e sua esposa Margherita Vecchia.

A coleção contém mais de 1 milhão de peças de toda a Europa, incluindo obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Raphael Sanzio (Raphael). Ele também tem algumas posses de Napoleão Bonaparte que viveu aqui entre 1801-1805 depois que ele se tornou o primeiro cônsul da França após sua vitória sobre a Áustria em Marengo em 14 de junho de 1800.

Museo Egizio

O Museo Egizio está localizado em Turim, Itália. Foi fundada em 1771 pelo rei Vittorio Amedeo III e abriga mais de 30.000 artefatos egípcios da era ptolomaica (323 aC a 30 aC). A coleção inclui esculturas, pinturas e múmias; os visitantes também podem ver uma réplica de um templo egípcio construído para Napoleão Bonaparte durante sua estada no Egito.

O museu passou por várias reformas desde a sua criação; mais recentemente, reabriu após uma extensa reforma em 2015, que incluiu a adição de mais espaço para exposições especiais, bem como a atualização de partes da coleção permanente com novas peças de escavações recentes no Egito. O museu abre diariamente das 9h às 18h (terça às 20h), exceto segunda-feira, quando fecha às 14h em vez das 18h.

Museu Nacional do Cinema

O Museu Nacional do Cinema está localizado em Turim, Itália. Foi fundado em 1978 e possui um acervo de mais de 6.000 objetos que remontam aos primórdios do cinema. O museu também possui um arquivo com mais de 2.000 filmes, além de uma biblioteca com mais de 15.000 livros relacionados aos estudos de cinema.

Museo del Novecento

Se você estiver em Milão, o Museo del Novecento é imperdível. Está localizado dentro do Palazzo della Ragione e foi projetado por Zaha Hadid, que também projetou o Museu MAXXI de Roma (veja abaixo). Vale a pena ver o próprio edifício; parece que uma nave espacial gigante pousou em cima de um castelo!

O museu exibe obras de artistas nascidos ou falecidos entre 1900 e 1980, incluindo esculturas de Antonio Canova (1757-1822), pinturas de Giorgio de Chirico (1888-1978) e esculturas por Alberto Giacometti (1901-1966).

Se você gosta de arte, a Itália é um ótimo lugar para visitar

Além das belezas naturais do país e história rica, existem muitos museus que exibem o melhor da cultura italiana.

O Museu Nacional de Roma (Museo Nazionale Romano) possui uma das maiores coleções de esculturas e mosaicos romanos da Europa em sua filial do Palazzo Massimo alle Terme; não perca se estiver visitando Roma! E se você quiser ver mais do que apenas pinturas ou esculturas em seu museu local? Bem, então vá para Florença, onde a Galleria degli Uffizi abriga algumas das obras mais valiosas da civilização ocidental de artistas como Botticelli, Leonardo da Vinci e o próprio Michelangelo Buonarroti, entre outros.

A Itália é um ótimo lugar para visitar se você gosta de arte. Há tantos museus para escolher, e todos eles têm algo especial para oferecer aos visitantes. Se você está procurando algo um pouco mais contemporâneo ou modernista do que as tradicionais pinturas italianas, também há muitas opções!