Loading icon

Florestas de manguezais. Através do espelho

Você já esteve no Sul da Ásia, África Oriental, Austrália ou Oceania? Se sim, então você certamente tem sorte, porque viu muitas belezas na natureza.

Mas sem dúvida você terá sorte se avistar manguezais nesses lugares incríveis. Nosso planeta verde é rico em maravilhas naturais, os manguezais são uma dessas maravilhas.

O ecossistema único de manguezais beneficia o reino animal e o mundo humano. Além disso, essas estranhas florestas têm uma beleza mística especial.

A mente humana se empenha obstinadamente em estereótipos de pensamento. As árvores devem crescer em solo firme com raízes profundas. Mas, há plantas que se enraízam onde querem, e não onde é aceito, segundo o pensamento geral.

Os manguezais optam por zonas especiais no mar, onde as ondas não são muito fortes e a água não é muito salgada. Mas e as raízes? As raízes das árvores estão localizadas acima da terra, as raízes são alimentadas por ar e água salgada - é assim que se parece o estranho e misterioso mundo dos manguezais.

As paisagens surreais deste mundo involuntariamente evocam associações com o espelho do conto de Lewis Carroll. Quem vive neste mundo de conto de fadas? Talvez lá você possa conhecer o Coelho Branco e outros personagens de Através do Espelho?

Devido à sua localização especial, entre a terra e as águas profundas do mar, os manguezais fornecem abrigo para aves terrestres e aquáticas. É difícil imaginar uma floresta crescendo no mar, na qual macacos e crocodilos, caranguejos e papagaios vivem interagindo. Mas a fantasia da natureza é mais rica do que a fantasia do homem. Essas florestas existem. Florestas onde aranhas tecem suas teias de aranha gigantes, cobras caçam sapos e pássaros estranhos constroem seus ninhos.

Um golfinho pode olhar para este mundo maravilhoso, e às vezes um tigre de Bengala, devido ao seu negócio como predador. Mas e o homem? Como ele interage com o misterioso mundo das florestas de mangue?

Os manguezais são um ecossistema especial e único que interage com outros sistemas naturais em nosso planeta. O homem também faz parte do ecossistema planetário global. Ao agir incorretamente dentro dessa estrutura natural complexa, a pessoa prejudica a si mesma. As pessoas derrubam manguezais para facilitar a captura de camarões e caranguejos, para a casca e a madeira das árvores. Como os manguezais podem responder a essas ações? A floresta não responderá com destruição retaliatória. Mas os manguezais podem não proteger uma pessoa das ações destrutivas de seu elemento marinho nativo.

Em 2004, a ilha de Sri Lanka foi coberta por um poderoso tsunami que varreu tudo em seu caminho. Este elemento carregou aldeias inteiras para o oceano, junto com seus habitantes. Essas eram as aldeias cujos habitantes haviam derrubado os manguezais.

Descobriu-se que essas plantas místicas serviam como um escudo protetor entre o homem e o oceano em fúria. Ondas poderosas perderam sua força nos manguezais, salvando aquelas pessoas que não as destruíram para sua comodidade e lucro.

O preço pela ruptura do equilíbrio e da harmonia naturais costuma ser a vida e a saúde humanas. As florestas de mangue, como o mar através do espelho, refletem as ações de uma pessoa. As raízes dos manguezais são nuas, não protegidas pelo solo.

As florestas de mangue estão abertas a todos os tipos de criaturas vivas. Talvez essas plantas fabulosas esperem a mesma abertura de uma pessoa. Afinal, um dia eles podem protegê-lo do perigo, cobrindo-o com seus galhos bizarros.

Excursões na natureza em Kitulgala

Excursões na natureza em Kosgoda